Página Inicial > Notícias > Conselheiros do Campus Barreirinhas são empossados

Conselheiros do Campus Barreirinhas são empossados

Conselho Diretor de Campus é uma das novidades na estrutura organizacional das unidades do IFMA.
  • publicado 15/08/2019 19h42
  • última modificação 15/08/2019 19h42

Conselheiros tomaram posse para um mandato de dois anos.

O Campus Barreirinhas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou, na sexta-feira, último dia 09 de agosto, a solenidade de instalação do Conselho Diretor da unidade (Condir). Em ato presidido pelo Diretor-geral da unidade e Presidente do Condir, professor José Valdir Damascena, foram empossados conselheiros titulares e suplentes para um mandato de dois anos. A cerimônia teve a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, e do Superintendente Regional de Articulação Política em Barreirinhas, Amilcar Rocha.

Acesse aqui a Galeria de Fotos

Amilcar Rocha. Superintendente Regional de Articulação Política em Barreirinhas.

Para Amilcar Rocha, que atua na articulação política no Governo do Estado, o Condir tem um grande desafio na atual conjuntura econômica de orçamento das instituições. “Vocês têm um grande desafio. Nós, que atuamos como gestores, precisamos tomar decisões acertadas. Desejo pleno êxito para que vocês que estão tomando posse como conselheiros tenham sorte, luz e a capacidade de dimensionar bem o impacto de cada tomada de decisão”.

Valdir Damascena destaca que conselho auxiliará a Gestão.

Valdir Damascena destaca que um conselho forte possibilitará receber boas contribuições e dividir o poder decisório entre os segmentos que integram o Campus” Quero agradecer especialmente todos os conselheiros, pois se trata de uma função de muita responsabilidade e uma oportunidade de democratizar ainda mais as decisões sobre os rumos que o campus deve seguir. Como gestor, digo que me sinto fortalecido com um conselho forte”, disse.

Reitor do IFMA destaca que Conselhos vão possibilitar o fortalecimento dos campi.

A concretização dos Conselhos Diretores é mais uma etapa para o fortalecimento das instituições, explica do Reitor do IFMA. “Essa palavra, democracia, que foi muito usada hoje é algo que não devemos nos esquecer de seu significado e importância. É um compromisso nosso e está aí o Condir, mais um espaço para que comunidade e gestor possam debater sobre temas centrais ao Campus, de maneira aberta e transparente”, explica Roberto Brandão.

O Reitor do IFMA voltou a comentar sobre o cenário do contingenciamento orçamentário das instituições federais de ensino. “Todos nós sabemos que o Brasil atravessa um momento de recuperação econômica, e isso tem como reflexo uma arrecadação fiscal menor. Entretanto, precisamos sentar à mesa e discutir essa questão do orçamento, do impacto da diminuição que esse recurso está gerando nas instituições.  São serviços básicos para manutenção dos Institutos e Universidades Federais que estão em risco – água, energia, vigilância, limpeza, entre outros”,

Condir – A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Composição – Conselho Diretor do Campus Barreirinhas

PRESIDENTE MEMBRO