Página Inicial > Notícias > I Encontro de Turismo, Hospitalidade e Lazer é realizado no IFMA

I Encontro de Turismo, Hospitalidade e Lazer é realizado no IFMA

Atividade aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro e envolveu alunos de vários cursos.
  • publicado 03/10/2019 16h23
  • última modificação 03/10/2019 16h23

No período de 24 a 25 de setembro aconteceu o I Encontro de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas, tendo como tema “turismo e emprego: um futuro melhor para todos”, temática deste ano adotada pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O evento foi pensado para acontecer nessa data, uma vez que dia 27 comemora-se o Dia Mundial do Turismo. O evento foi realizado no IFMA Campus Barreirinhas e teve como objetivo principal sensibilizar o alunado acerca do cenário atual da atividade turística a nível local, percebendo como esta dinâmica, oferta e demanda, impacta no mercado de trabalho.

O público-alvo foram os alunos do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, dos cursos técnicos de nível médio em Agenciamento de Viagem integrado e subsequente e Hospedagem PROEJA. Mas também, ao final da tarde do dia 24, estendeu-se o debate para alunos de demais eixos, dos cursos de Agroecologia, Agroindústria, Alimentos, Meio Ambiente. A programação aconteceu durante os turnos matutino, vespertino e noturno e contou com cerca de 300 participantes.

A programação no dia 24 de setembro contou com palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, exposições de curso de informática, venda de artesanato em fibra de buriti. Envolveu a participação de instituições públicas como o SEBRAE, a Secretaria Estadual de Turismo, o trade local com representantes de agências, meio de hospedagem, guia de turismo, restaurante, através de intensos debates. No dia 25, houve um momento voltado aos professores do campus, com uma palestra sobre a interdisciplinaridade e o turismo. Paralelo a isso, alunos dos demais eixos (produção alimentícia e ambiente e saúde) fizeram um city tour pelo Centro de Barreirinhas, comandados por alunos de agenciamento de viagem subsequente.

As apresentações culturais foram executadas pelos próprios alunos do eixo que mostraram seus talentos artísticos interpretando o hino de Barreirinhas em Libras pelo coral do campus, recitando poesias, fazendo mini peças teatrais, cantando e tocando. Para a Professora Monique Serra, presidente da comissão organizadora do evento, o mesmo foi um grande sucesso, pois alcançou o seu objetivo de aproximar a academia do mercado turístico, discutindo questões importantes relacionadas ao mundo do trabalho, ouvindo vozes de empresários locais e de egressos do IFMA. “Além disso, serviu para alguns alunos colocarem em prática conhecimentos adquiridos com a disciplina de Técnicas Operacionais em Eventos, através do envolvimento deles no antes, durante e pós evento”, completou ela.