Página Inicial > Notícias > Experiências exitosas do campus são mostradas em Portugal

Experiências exitosas do campus são mostradas em Portugal

Projetos na área de Educação Física foram apresentados no XXVII Colóquio Internacional DA AFIRSE
  • publicado 05/02/2020 11h09
  • última modificação 05/02/2020 11h09

Dois projetos exitosos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas, na área de Educação Física, foram apresentados no XXVII Colóquio Internacional (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique em Education): Saúde e Bem Estar. O evento foi realizado nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro no Instituto de Educação – Universidade de Lisboa, em Portugal.

Os trabalhos apresentados, “Educação Física e extensão: qualificação profissional de mulheres através de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)” e “Educação Física, movimento e cultura: vivências e saberes com a prática do maculelê”, são frutos de ações coordenadas pela professora de Educação Física da unidade de ensino, Mirelle Cutrim Penha Pestana.

Evento

A AFIRSE tem como finalidade o desenvolvimento da investigação científica em educação, a difusão internacional da utilização dessa investigação tendo em vista melhorar as condições da educação, assim como o conjunto das atividades e práticas educativas.  Já o XXVII Colóquio Internacional dedica-see a analisar diversas dimensões da relação entre educação e bem-estar, com uma atenção especial à educação para a saúde e à educação física e desportiva.

Para Mirelle Cutrim Penha Pestana, o Colóquio da AFIRSE é um importante espaço de discussão de práticas realizadas em educação e educação física, com o olhar ao bem-estar em e pela educação incluindo o que diz respeito às ações escolares e aprendizagem. “É de grande importância compartilhar experiências exitosas em extensão realizadas no Brasil, pois as ações que foram realizadas e apresentadas neste evento são pautadas com a missão institucional, visão e valores do Instituto Federal do Maranhão. É importante destacar que o trabalho em equipe envolvendo servidores e alunos é primordial para o sucesso das ações”