Página Inicial > Notícias > Alunos conquistam medalhas na OBR por dois anos consecutivos

Alunos conquistam medalhas na OBR por dois anos consecutivos

Nas edições 2018 e 2019 da Olimpíada Brasileira de Robótica, estudantes do IFMA Campus Barreirinhas conseguiram medalhas
  • Com informações do IFMA Campus Barreirinhas
  • publicado 10/02/2020 12h02
  • última modificação 10/02/2020 12h02

Pelo segundo ano consecutivo (2018 e 2019), alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), etapa teórica, e conquistam medalhas. Em 2018, a estudante Nallanda Oliveira Batista conquistou medalha de Honra ao Mérito pela melhor nota no campus e em 2019 foi a vez de Hoggner Michel Rocha Brito.

Para participar da OBR e conseguir medalhas, os alunos passaram por preparação no campus a fim de realizar a prova durante o primeiro semestre de 2019. No segundo semestre, eles continuaram frequentando os encontros semanais que eram realizados todas as quintas-feiras no Laboratório de Informática da unidade de ensino do IFMA.

Os estudantes receberam aulas e treinamentos da equipe de professores de informática do campus, formada pelos professores Jefferson Reis e Paul Rocha, sob coordenação do professor Evandro Diniz. Eles também contaram com a colaboração dos professores de Matemática e Física do campus, Tiago Leão e Wellington Santos, além do professor Ariel Teles, do IFMA Campus Araioses.

Para o professor Evandro Diniz, “a participação, o engajamento, a motivação e premiação destes alunos é estímulo para as expectativas dos demais alunos do campus e também para o aprofundamento nos estudos, principalmente nas áreas científico-tecnológicas”.

OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

A Modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Vejas mais informações no menu: Modalidade Teórica.