Página Inicial > Notícias > Professora e alunas do IFMA Barreirinhas produzem e doam máscaras

Professora e alunas do IFMA Barreirinhas produzem e doam máscaras

Coletores, feirantes e projeto comunitário receberam as unidades produzidas.
  • publicado 15/05/2020 14h45
  • última modificação 15/05/2020 15h18

Em uma de suas idas ao centro da cidade de Barreirinhas, a professora e coordenadora do curso de Biologia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas, Marly Soares, percebeu que havia muito movimento, pessoas circulando sem máscaras e sem a preocupação de se contaminar pelo Coronavírus. “Olhando a situação de vulnerabilidade dessas pessoas, pensei que muitas delas não se protegem por descuido. No entanto, outras têm dificuldades de comprar até o alimento ou outros elementos essenciais para a sobrevivência, então, como haverão de comprar máscaras?”, questionou.

E foi depois de observar essa situação de vulnerabilidade e o risco que essas pessoas estão expostas à pandemia do coronavírus que nasceu a ideia do Projeto “Educação e Ação – Covid-19”. A professora Marly Soares fez contato com alguns estudantes e as alunas Kaylla Leal, Maria Zuleide Leal, Talita Leal e Mayra Lima se dispuseram a ajudar na confecção das máscaras.

No total, o grupo produziu 150 máscaras sem costura e sem elástico, que foram assim distribuídas: 30 unidades para coletores de resíduos do lixão; 20 unidades para frequentadores da feira livre e outras 100 unidades para o projeto comunitário “Delimitando espaços e salvando vidas”, que visa diminuir a aglomeração social e seus efeitos em pessoas que saem dos povoados para sacar seus benefícios nas agências bancárias.